-
Arquitetos: box: arquitectos
- Área: 6861 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Arper, Astro Lighting, BRUMA, Buster + Punch, District Eight, Flos, GSI cerâmica, Italbox, Mapei, Menu Space, POLYRAY, Scab Design, Sika, Umage, Vescom, Vondom
Descrição enviada pela equipe de projeto. A abordagem ao projecto, de remodelação de unidades de alojamento, fundamenta- se em dois princípios marcantes da preexistência.
É um edifício marcado pela sua forte ligação ao jardim japonês, desenvolvendo- se em torno deste, num tradicional ambiente de jardim central. A arquitectura que o desenha, é um exercício pragmático, muito organizado e formalmente dentro de um padrão reticulado de dimensionamento contido, em métricas regulares.
O Tatame, é o elemento que traduz e contém estes princípios, por isto eleito como princípio gerador do conceito da intervenção. Não só pelo seu carácter dimensional, mas também pela sua forma reguladora, este foi o “leitmotiv”, para o léxico utilizado como suporte de escala e proporção do espaço das unidades de alojamento.
A utilização de materiais naturais, fez sentido, segundo a interpretação do ambiente gerado pelo referido jardim. A pedra o aço e a madeira, recriam o elemento quarto, num contexto unificador do edifício, no seu passado, presente e a ideia de desenvolvimento futuro.
Foram exploradas várias tipologias, capazes de diferenciar espaços semelhantes entre si, numa interessante relação das variantes unidades, conferindo diversidade na modulação.